Limpeza na alma

Nesses últimos dias, principalmente nas últimas 2 semanas, a vida não foi nada fácil.
Falta de tempo, excesso de trabalho, perdas pessoais, acúmulo de papéis, acúmulo de ideias, de roupas não guardadas, de afazeres domésticos… aquela lista de ligações e e-mails que devemos aos amigos, a lista de posts a escrever, a louça ainda para lavar. Tudo aquilo que a gente deixa um pouco de lado culpando a correria da vida moderna.

Mas realmente não foi fácil…
E hoje, agora, relendo meu antiquíssimo blog, o primeiro Manual de Bolso, deparei-me com um texto que eu nem lembrava que tinha escrito e que me tocou profundamente, pois ainda é atual… ainda é o que passo e o que estou precisando fazer.
Por isso, tenho de dedicar um tempo às limpezas, da casa, da vida, da alma, e me alegrar depois escrevendo um texto assim:

A realidade ideal é que paremos sempre, olhemos a nossa volta e percebamos que precisamos organizar nossa vida.
Já marquei um dia: amanhã vou por ordem nessa mesa. Hoje vou terminar o trabalho começado e de amanhã não passa essa arrumação! Vou jogar papéis inúteis fora, dar revistas que já li, dispensar livros que sei que não lerei…
Desprender-me de coisas inúteis… isso é uma limpeza no espírito.
Ordem na mesa, ordem na vida.
Pra tudo fluir melhor… pra vida caminhar com os bons fluídos.
Flores, cristais, fotos dos queridos… isso permanece, que me traz mais força.
[…]

O cesto de papéis recicláveis ficou cheio, o de lixo ordinário também. Cortei as folhas meio murchas das minhas violetas, organizei CDs, bloquinhos de anotações e achei outras mil coisas que estavam soterradas sobre os papéis.
Como me fez bem pra alma.
Tão bem que no sábado eu fiz a mesma coisa em minha casa, varri todo o chão, tirei o pó dos cantos, abri as janelas para a brisa circular livre e levantar cortinas.
Depois disso, florir a mesa com cores leves, aromatizar o ar com incenso de sândalo, lavar o corpo demoradamente, olhar com outros olhos para as mesmas coisas.
E me senti mais leve e mais profundamente pronta para encarar o novo.

[citação de mim mesma]

Gostei um pouco mais de mim depois de ler isso e com certeza vou me policiar mais pra energia fluir na vida…

Vamos todos fazer nossas limpezas?

3 Responses to “Limpeza na alma”


  1. 1 Camila Fernandes 28/08/2010 às 2:37 pm

    “Falta de tempo, excesso de trabalho, perdas pessoais, acúmulo de papéis, acúmulo de ideias, de roupas não guardadas, de afazeres domésticos… aquela lista de ligações e e-mails que devemos aos amigos, a lista de posts a escrever, a louça ainda para lavar. Tudo aquilo que a gente deixa um pouco de lado culpando a correria da vida moderna.”

    Incrível, pretilda… conseguiu resumir aquilo por que passamos a vida toda – pelo menos, nós que não nos contentamos com uma vidinha de trabalho-TV-ronco. Sempre queremos mais… é pena cada um de nós não ser mais que um. :-S

  2. 2 Camila Fernandes 28/08/2010 às 2:40 pm

    Tô ensaiando há SEMANAS pra fazer uma limpeza dessas.

    Organizar livros, dar aqueles que sei que não vou ler de novo, colocar no topo aqueles que ainda não li.

    Fazer um rapa geral no armário do meu banheiro, que por incrível que pareça está gritando “aqui mora uma maníaca por cremes”, coisa que nunca fui. :-S

    Mas… as minhas horas vagas agora são pra UM projeto que você já conhece. Portanto fico aqui repetindo para mim mesma que esta zona toda é por uma boa causa. Vamos acreditando… rs!

    • 3 Fabi 30/08/2010 às 1:39 pm

      É… o pior é que esse ato maravilhoso de fazer limpeza também tem suas consequências: o pó acumulado nas tralhas que estavam no escritório me fez espirrar mais ainda.
      Mas valeu a pena. Encontrei coisas que estavam perdidas há tempos debaixo das papeladas, separei um monte de coisa pra reciclar e ainda resta outro tanto pra ver.
      Mas aos poucos vamos limpando tudo, organizando, encaminhando.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Aquariana de fevereiro de 1975. Ilustradora e designer gráfica. Fotógrafa amadora nas horas vagas. Amante dos animaizinhos e do turismo ecológico. Freqüentadora de teatros, cinemas, baladas, etc, etc. Como diria minha irmã, "uma quase especialista em um zilhão de coisas". O espírito inquieto não combina com a inércia. O mote é conhecer lugares novos, provar novos sabores, falar com gente interessante, ter novas experiências e compartilhar aqui. Conhecimento é o exercício permanente de provar novas coisas.

Páginas

Arquivos

Atualizações do Twitter

Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 4 outros seguidores


%d bloggers like this: